“Outubro Rosa” é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento também ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam gratuitamente. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.
Câncer de Mama
No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019 foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
Considerado um dos tipos mais graves, o câncer de mama é associado à altas taxas de mortalidade feminina, porém, apesar de ser uma doença grave, a chance de cura é alta se detectada na fase inicial. Por isso, o autoexame e a conscientização são fundamentais e podem salvar vidas.
A História
O movimento “Outubro Rosa” teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. Porém, a medida em que o evento cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional ao câncer de mama nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.
Outubro Rosa no Brasil
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do “Mausoléu do Soldado Constitucionalista”, mais conhecido como Obelisco.
A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes da causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
A partir de 2008, foi quando iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
Hoje, o “Outubro Rosa” já faz parte do calendário nacional e, em todos os anos, lutamos juntos contra o câncer de mama.
Previna-se
Toda mulher, independente da idade, deve conhecer seu corpo para identificar anormalidades. Para isso, é importante que você realize periodicamente o autoexame das mamas.
Caso você não saiba como, aqui vai um tutorial para te ajudar:
1 – Em frente ao espelho, com os braços ao lado do corpo, observe e compare as mamas, mamilos, o contorno e a pele das mamas.
2 – Coloque a mão esquerda na cabeça, apalpe a mama direita e vice-versa. Observe se há diferenças no formato, inchaço ou ondulações na pele.
3 – Deitada, com uma das mãos apalpe os seios. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos.
Além disso, para mulheres acima de 40 anos é fundamental a realização da Mamografia pelo menos uma vez ao ano. A mamografia é um exame de radiografia das mamas capaz de identificar alterações suspeitas, antes mesmo que sejam palpáveis.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo especial que preparamos sobre o “Outubro Rosa” e que, através dele, você se conscientize ou ajude a espalhar a mensagem de prevenção e combate ao câncer de mama.