Você deve conhecer alguém ou até mesmo está passando pela fase da Menopausa ou do Climatério.
Qual a diferença entre Menopausa e Climatério?
Climatério é a fase de transição no corpo da mulher do período reprodutivo para o não reprodutivo. Nessa transição, o organismo acaba sofrendo diversos sintomas, como as famosas ondas de calor, uma maior irritabilidade, ciclos menstruais irregulares, podendo haver aumento ou diminuição do fluxo.
A partir do momento da última menstruação é que se inicia a famosa Menopausa. Nesse momento, a mulher pode apresentar baixa libido, assim como atrofia urogenital, queda de cabelo, sentimento de inchaço e ganho de peso, ansiedade e sono leve, além da osteoporose.
Todas as mudanças geradas nesse estágio são causadas pela queda de hormônios femininos, ou seja, há um desequilíbrio de produção de estrogênio e progesterona. Desse modo, o ideal é que a mulher faça o acompanhamento ginecológico durante toda a fase para a verificação e reposição hormonal.
Existem mais Sintomas?
– Sangramento na Menopausa
Sangramentos anormais na menopausa representam 10% das nossas consultas médicas. As causas deste problema podem ser diversas: inflamação no endométrio, ressecamento das paredes vaginais, reposição hormonal, pólipos, espessamento do endométrio ou câncer.
Mas tenha calma, ao identificar o sangramento, agende uma consulta com o médico ginecologista. Na maioria das situações, o sangramento pode ser apenas um efeito colateral e não precisa de tratamento.
– Prisão de Ventre
A prisão de ventre está entre as inúmeras alterações causadas pela menopausa, devido à redução do hormônio estrogênio.
A constipação atinge muitas mulheres nessa fase e esse problema pode ser identificado através da dificuldade ou demora na evacuação e a qualidade da mesma, ambas impactam na vida da paciente.
A adequação dos hábitos alimentares é de grande importância para melhoria da saúde intestinal. Consumir fibras e apostar em uma dieta regular, colaboram para um bom funcionamento intestinal.
Como manter uma vida saudável e uma autoestima elevada em meio a tantas mudanças?
Nessa nova e desafiadora fase, aprenda a se amar, valorizar sua história e entender que ainda existem muitas experiências para se viver.
E lembre-se: Qualidade de vida é fundamental! Atividade física, alimentação saudável e hidratação devem fazer parte de sua rotina.